4 e 5 novembro
Évora
ENCONTRO 2024
Sessões Paralelas
30 de novembro
Grupo A
09:00 - 12:30
3h com pausa
para café
A.1. Tecnologias para Exploração e Monitorização: presente e futuro no MARE
Bernardo Quintela, MARE - ULisboa
nrº de participantes: livre
Local: Centro de Artes e Espetáculos, Sala BOA VIAGEM
A linha temática Tecnologias para Exploração e Monitorização pretende promover o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas e de monitorização que reforcem a investigação no meio aquático. Nesta sessão, pretende-se que os membros do MARE que contribuem para a LT6 venham dar a conhecer o seu trabalho, os projetos já desenvolvidos e/ou planeados. Através da partilha e discussão de ideias pretende-se contribuir também para aumentar a interação entre as URI .
A.2. Comunicar Ciência com os media
Bruno Pinto, MARE - ULisboa
Vera Novais - jornalista no Observador; presidente SciComPt
nrº de participantes: 20
Local: Centro de Artes e Espetáculos, Sala MONDEGO
Como é que os cientistas portugueses podem comunicar com o público sobre a investigação que fazem através dos media? Na primeira parte deste workshop visita-se a história da comunicação de ciência em Portugal, dando a conhecer os diversos formatos de comunicação habitualmente usados, bem como as suas principais vantagens e desvantagens.
Na segunda parte , os participantes irão participar numa atividade de role-play onde irão explorar as melhores práticas para uma convivência cordial entre jornalistas, investigadores e gabinetes de comunicação.
A.3. Concorrer a Financiamentos Internacionais: Dicas e Experiência de Investigadores
Romana Santos, MARE - ULisboa
Maria João Feio, MARE - UCoimbra
José Ferreira, MARE - NOVA
Catarina Jóia Santos, MARE - NOVA
nrº de participantes: 20
Local: Centro de Artes e Espetáculos, Sala MORRACEIRA
Esta sessão pretende incentivar os membros do MARE a concorrer a financiamentos internacionais. A mesa inclui investigadores que trabalharam como PI's em projetos financiados pelo EMFF, H2020, HORIZONTE, LIFE e Interreg. Estes investigadores irão partilhar a sua experiência e as suas dicas e sugestões para uma candidatura e uma implementação bem sucedidas, os participantes terão ainda oportunidade de colocar as suas questões ao membros da mesa.
Grupo B
09:00 - 11:00
2 h
B.1. Machine learning para classificação de espécies com base em imagens
Catarina Silva, MARE - UCoimbra
nrº de participantes: 20
Local: Campus UC, Sala MAR (Piso 0)
Neste workshop , os participantes irão desenvolver os conceitos de machine learning , visão computacional, deep learning e redes reuronais convolucionais, e aprender como construir um modelo de classificação de imagens a partir de um conjunto de dados (formação, validação e teste do modelo)
Requisitos: Será útil, mas não obrigatório, que os participantes tenham experiência básica de programação (Python ou R).
Os participantes podem trazer o seu próprio conjunto de dados ou utilizar um conjunto de dados de exemplo.
B.2. Risco Ambiental? Que riscos?
Paula Sobral, MARE - NOVA
Lia Vasconcelos, MARE - NOVA
Carla Silva, MARE - NOVA
nrº de participantes: livre
Local: Campus UC, Sala SERRA (Piso 1)
O objetivo deste workshop colaborativo é estabelecer novas linhas de ação e estratégias que contribuam para aumentar as sinergias entre as diferentes URI, bem como cimentar as interações já em curso.
Após um desafio inicial sobre o conceito de risco, serão identificadas as áreas consideradas prioritárias pelos investigadores. Os contributos serão apresentados, discutidos e estruturados ao longo das apresentações, estabelecendo um ponto de partida para uma agenda coletiva a ser usada nos trabalhos em rede do LT4. Isto permitirá também identificar os investigadores e grupos com afinidades de investigação.
B.3. Invasões Biológicas
Filipe Ribeiro, MARE - ULisboa
Paula Chaínho, MARE - ULisboa
nrº de participantes: 30
Local: Campus UC, Sala PRAIA (Piso 1)
O trabalho do novo Grupo de Investigação Invasões Biológicas centra-se nos processos de invasão biológica em ambientes aquáticos marinhos, estuarinos e de água doce num contexto de mudança global.; incluindo vias, vetores e rotas de introdução de espécies não indígenas, processos de dispersão, impactos e medidas de gestão.
Nesta sessão, será possível discutir a estratégia do grupo, conhecer os seus colaboradores, identificar pontos em comum com as restantes linhas de investigação, e contribuir para aumentar a interação entre as mesmas.
B.4. Mural do Clima
Lia Vasconcelos, MARE - NOVA
Filipa Ferreira, MARE - NOVA
Francisco Libreiro, MARE - NOVA
Albertina Raposo, MARE - NOVA
Isabel dos Santos, MARE - NOVA
nrº de participantes: 30
Local: Campus UC, Sala SOL (Piso 1)
Este workshop colaborativo foca-se nas causas, consequências e efeitos colaterais das alterações climáticas, apoiado no trabalho do IPCC (Nações Unidas). Um conjunto de cartas leva à criação de um mural através de ligações de causa-efeito entre cada carta, aprofundando conhecimentos e desvendando novos, focado na consciencialização climática.
Grupo C
11:30 - 12:30
1 h
C.1. Publicação de Dados Abertos
Joana Boavida-Portugal, MARE - UÉvora
nrº de participantes: 30
Local: Campus UC, Sala PRAIA (Piso 0)
Atualmente, a partilha de dados em conjunto coma s publicações é cada vez mais comum. Nesta sessão, vão ser discutidas algumas vantagens, limitações, e exemplos de plataformas de publicação de dados abertos, com o objetivo de ajudar os investigadores a adoptar um formato standart para guardar os seus dados, facilitando assim a sua posterior partilha.
C.2. Publicação em revistas TOP: Dicas de editores e investigadores
Catarina Frazão Santos, MARE - ULisboa; Editora-Chefe da npj Ocean Sustainability
José Xavier, MARE - UCoimbra
Filipe Alves, MARE - Madeira
nrº de participantes: 20
Local: Campus UC, Sala MAR (Piso 0)
Com o objetivo de incentivar os colegas a publicar em revistas de topo, alguns membros do MARE vêm partilhar as suas dicas e sugestões e discutir a sua experiência durante o processo de publicação em revistas como a Science e a Nature. Catarina Frazão, Editora-Chefe da nova revista da npj OCean Sustainability, vem explicar o que as revistas realmente procuram e partilhar alguns dos erros mais comuns cometidos pelos investigadores.
C.3. Workshop "Algas à Mesa"
Leonel Pereira, MARE - UCoimbra
João Cotas, MARE - UCoimbra
Joana Tavares, MARE - UCoimbra
Sofia Costa, MARE - UCoimbra
nrº de participantes: 20
Local: Campus UC, COZINHA
As algas são um alimento natural com um elevado valor nutritivo, ricas em sabores, aromas, e texturas. Embora não façam parte da dieta tradicional portuguesa, o interessa nas algas marinhas para fins alimentares tem vindo a aumentar nos últimos anos. Este workshop inclui uma pequena introdução às macroalgas e à diversidade de espécies da costa portuguesa, seguida de um espetáculo de cozinha e de uma prova do "arroz com algas", especialidade do professor Leonel Pereira.
C.4. Lixo Marinho: que futuro na investigação do MARE
Paula Sobral, MARE - UNOVA
Filipa Bessa, MARE - UCoimbra
nrº de participantes: livre
Local: Campus UC, Sala SERRA (Piso 1)
O lixo marinho e a poluição por plásticos são temas cada vez mais estudados pelas URI do MARE, tornando-se essencial perceber as vertentes de investigação de cada URI, as metodologias e técnicas aplicadas, e o seu expertise e foco, de forma a estabelecer estratégias de investigação integrada, promovendo a colaboração entre as várias URI do MARE, com a finalidade de responder a este desafio global.
Nesta sessão, investigadores convidados de cada URI irão debater este tema, abordando os tópicos que trabalham na sua investigação e os seus principais desafios, e como criar sinergias entre URI, numa mesa-redonda onde a participação de todos os investigadores do MARE será um elemento-chave na definição do futuro da investigação do MARE sobre lixo marinho.
C.5. Documentário "Sardinha Portuguesa – Uma Riqueza Natural"
Bruno Pinto, MARE - ULisboa
nrº de participantes: livre
Local: Centro de Artes e Espetáculos, Pequeno Auditório
A sardinha está enraizada na história, cultura e gastronomia portuguesa e contínua a ser uma dos peixes mais apreciados no nosso país. Este documentário foca-se nesta riqueza nacional, nos métodos usados na gestão dos stocks , e nas formas de assegurar a sua pesca sustentável. A importância da pesca tradicional, da industria de conserva, e da investigação e reprodução em cativeiro são alguns dos temas visitados.
Autoria: Joaquim Pedro Ferreira, CESAM/CICECO & Bruno Pinto, MARE - ULisboa;
Realização: Joaquim Pedro Ferreira, CESAM/CICECO & Pedro Miguel Ferreira, Play Solutions - Audovisuais